V O A N D O

             Em 2002 foi criada o que chamamos a menor Companhia de teatro do Brasil, a ATeliê voadOR, nome claramente inspirado na peça homônima de Valère Novarina, cujas palavras foram referência para o espetáculo de estreia, "O Lustre" de Antonio Hildebrando. Como desdobramento do doutoramento de Djalma Thürler sobre a “desauratização do ator contemporâneo”, a criação a ATeliê voadOR era mais do que um coletivo que se reunia para a criação de espetáculos teatrais, era um posicionamento estético e político daquelas ideias.

 

     A ATeliê voadOR TEATRO, companhia estável e de repertório de Salvador (BA/BRA) tem atuado há 18 anos no segmento do Teatro de Grupo, um movimento fundamental para o teatro brasileiro contemporâneo. Sua pesquisa se debruça, hoje, sobre como as formas de poder são estruturadas, como a cultura ocidental veio construindo ao longo de sua história alguns dispositivos de verdade e, como esses dispositivos precisam, com urgência serem compreendidos e enfrentados.

 

            Ao longo dessa história, suas contribuições para as Artes Cênicas foram o conceito de uma “cena anfíbia”, onde técnica e política são ferramentas de construção de uma cena contemporânea de forte posicionamento estético-político e de “tecno(cena)”, uma tecnologia de agenciamentos que amplia os processos de subjetivação, capaz de criar, agenciar e produzir desejos e territórios cênicos que envolvem práticas discursivas, opera enunciados e produção de sentidos, posição e representação sobre o sujeito subalterno.

 

       Nós, os que pilotamos a ATeliê voadOR, poderemos ser reconhecidos na sessão “Voadores”. Nossos espetáculos, é só voar com a gente na sessão “Voos”. Prometemos manter atualizadas as "Escalas", que é para onde e quando vamos aterrissar. Projetos que produzimos em parcerias com outros grupos, vá direto às "Milhas". Nossa história através de imagens e críticas, você encontra na "Caixa Preta". O acesso ao e-mail e localização do nosso hangar e da tripulação para contatos e papos, estão na sessão "Contatos".

Carimbem nosso passaporte.
 

ATeliê voadOR TEATRO

© 2020 by ATeliê voadOR Teatro - Salvador - Bahia - Brasil.

  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Long Shadow
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now